segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Razão e sensibilidade

RAZÃO E SENSIBILIDADE traduz o embate revelado nos diálogos e atitudes que se materializam no  bordado e  aquarela em tecido, criando, na identidade de árvores e pássaros, esse contraponto.

Cores opostas, idéias contrárias, sentimentos expressos nas mais variadas formas descortinam-se  nesse meu último bordado.

Razão e Sensibilidade, a inspiração desse trabalho  existe . Trata-se de um homem e uma mulher que viraram árvores e pássaros na convivência contraditória de suas florestas pessoais.

Sobre o bordado:
As linhas utilizadas são tingidas fio a fio numa arte desenvolvida por Lúcia Schwery, divulgada e aplicada pela Jacirema Ferreira em alguns de seus bordados e  nas aulas práticas que realiza em seu ateliê e outros espaços.

Esse recurso criado pela Lúcia nos oferece uma nova perspectiva para os matizados e as criações que buscamos, ao transformar e redirecionar os efeitos da mistura de cores dos fios. Ultrapassa o paradigma das linhas industrialmente coloridas criando o mesclado de nuances das cores.

Parabenizo a Lúcia pela iniciativa original e atitude de pesquisa.
Parabenizo a Jacirema pelo engajamento na prática do bordado,  que se confirma na pesquisa pelas inovações e suas aplicações, e incansável divulgação no meio artístico.